Pátria Minha




É sempre assim, a cada 4 anos a nação enche o peito e diz ter: ORGULHO DE SER BRASILEIRO – é a pátria de chuteiras. Nunca o sentimento de ‘brasileiridade’ é tão latente quanto em Copa do Mundo. Nos tornamos os apaixonados peritos do futebol.

O curioso é a forma como transformamos 23 homens em heróis, aqueles que com suas habilidades futebolísticas irão reacender o amor por nosso país. Os guerreiros canarinhos que defenderão o nosso patriotismo, a honra brasileira.

Mais estranho é que em Copa do Mundo se vai do céu ao inferno com uma facilidade assustadora. Uma falha pode custar aos heróis o título de demônios, ou os responsáveis por levar não somente o nosso nome, como também a nossa tão gloriosa honra para a lama.

Vi isso acontecer estes dias. Vi as lojas se enchendo de verde e amarelo. Moças colorirem suas unhas e, os homens, ah estes nunca entenderam tanto de futebol quanto agora. Fico me perguntando como seria se este sentimento de patriotismo se estendesse para os outros setores, se nos orgulhássemos tanto de ser brasileiros todos os dias e não somente a cada 4 anos.

Não posso deixar de dizer que vi os heróis tornarem-se vilões e mais uma vez o patriotismo ser enterrado à espera de 2014.
"A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria.(...)Se me perguntarem o que é a minha pátria direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas."

2 comentários:

Tangerine disse...

To com fastio de falar sobre isso. E estou com medo tambem dos professores da nossa lingua, que vivem no meu encalço. Talvez a você eu ainda me possa fazer entender, e ainda bem que posso. Vinha reclamar que nunca mais tinhas atualizado isso aqui. Vi um texto e fiquei bem feliz. bjs, queijos e quem sabe o bom vinho chileno :)

Van Meneghetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Copyright @ *Jai Guru Deva... Om... | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger